A próstata é um órgão exclusivo do sexo masculino, localizado abaixo da bexiga, entre o osso púbico e o reto, envolve a parte inicial da uretra, tem o tamanho de uma noz e a forma de uma maçã, pesa cerca de 20 gramas. Além de participar na produção do sêmem a próstata ajudar a manter a viabilidade do esperma.
O câncer de próstata é o aumento maligno da próstata, é o tipo mais comum de câncer no homem e sua incidência aumenta com a idade atingindo quase 50% dos indivíduos com 80 anos. Homens negros têm maior risco de desenvolver câncer de próstata assim como o risco aumenta com a idade, fatores ambientais como uso de substâncias químicas utilizadas na indústria de fertilizantes, ferro, cromo, cádmio, borracha e chumbo, uso de álcool, tabagismo, exposição à radiação e também por dietas ricas em gordura animal.
O diagnóstico precoce é de fundamental importância e deve ser realizado através de exame preventivo, anual, em todos os homens a partir dos 45 anos de idade, independente de apresentarem sintomas ou não. Naqueles que possuam história de incidência de câncer de próstata na família, o exame preventivo deverá ser iniciado aos 40 anos.
Os principais exames a serem realizados são o toque retal e também a Dosagem do Antígeno Prostático Específico (PSA).
O PSA é uma proteína secretada pela próstata, quando elevada poderá indicar câncer, infecção/inflamação ou um aumento benigno da próstata. A dosagem de PSA rastreia o câncer em pacientes assintomáticos, segue o curso natural da doença e a resposta ao tratamento em pacientes sabidamente portadores de câncer de próstata.
Se você apresenta algum sintoma ou tem mais de 40 anos e não sente nada, procure um medico e o laboratório Analisa para fazer os exames preventivos, porque o câncer de próstata nas fases iniciais geralmente não causa sintomas e sua identificação na fase inicial aumenta muito a chance de cura.