Retornar para a Página Inicial
Retornar para a Página Inicial
Retornar para a Página Inicial
EXAMES

Cálcio Urinário


Código: CA1

Material: urina – amostra isolada

Sinônimo: Calciúria

Volume: 10.0 mL

Método: Colorimétrico/automatizado

Volume Lab.: 10.0 mL

Rotina: Diária

Resultado: 12h

Temperatura: Refrigerado

Coleta: Jejum de 4 horas.. Diuréticos, antiácidos, vit. D, podem aumentar a calcemia. Corticosteroides e insulina podem diminuir.
– Adultos : Não ingerir leite e derivados (queijo, iogurte, manteiga) 6 h antes do exame.
– Crianças que só se alimentam com leite : colher sem dieta.
– Crianças que se alimentam normalmente: não ingerir leite e derivados (queijo, iogurte, manteiga) 3 h

Código SUS: 0202010210

Código CBHPM: 4.03.01.40-0

Interpretação:
Uso: avaliação de coma; investigação de pancreatites e outros problemas gastrointestinais; nefrolitíase; polidipsia; poliúria; azotemia; adenomatose endócrina múltipla; doenças malignas ou granulomatosas.
O cálcio é o quinto elemento mineral mais abundante do organismo. Mais de 99% do cálcio corporal está contido na parte óssea. O restante está principalmente distribuído nos espaços extracelulares do organismo (o que explica certos mecanismos de bombeamento imediato de cálcio do espaço extra para o intracelular).
Sua presença no soro está fisiologicamente distribuída: cerca de 45% circula na forma iônica livre, 40% ligado a proteínas (especialmente albumina), e 15% ligado a ânions diversos (bicarbonato, citrato, fosfato e lactato). Em virtude da possibilidade de alterações imediatas e significativas das concentrações destes ligantes, em algumas situações é preferido o uso da dosagem de cálcio ionizado.
A regulação dos níveis de cálcio corporal é regida pela ação simultânea de três hormônios: PTH, vitamina D e calcitonina, agindo em equilíbrio osteoclástico/osteoblástico, absorção e excreção do elemento.
Valores aumentados: neoplasias malignas (com ou sem envolvimento ósseo), hiperparatireoidismo primário e terciário, sarcoidose, intoxicação com vitamina D, síndrome do leite-álcali, doença de Paget, tireotoxicose, acromegalia, e necrose tubular renal (fase diurética). Acidoses aumentam a disponibilização de formas ionizadas, com aumento dos efeitos do cálcio. Garroteamento prolongado na coleta, bem como alguns medicamentos (como antiácidos alcalinos, diuréticos, estrogênios e progesterona, entre outros), podem elevar as dosagens de cálcio.
Valores diminuídos: hipoalbuminemia (associada ou não a hipoparatireoidismo), rabdomiólise, pseudohipoparatireoidismo, deficiência de vitamina D, insuficiência renal crônica, deficiência de magnésio, terapia anticonvulsivante prolongada, pancreatite aguda, transfusão sanguínea, alcoolismo e uso de medicamentos (diuréticos, estrogênios, fluoretos, glicose, insulina, laxantes, sais de magnésio, metilcilina e fosfatos).

Referência:
Crianças
Até 6 meses : inferior a 0,6 mg/mg Creatinina
7 a 12 meses : inferior a 0,8 mg/mg Creatinina
Acima de 1 ano : inferior a 0,2 mg/mg Creatinina

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail
(49) 3647 0066
(49) 99999 8811
atendimento@analisalaboratorios.com.br

Onde estamos:

Avenida Brasil, 1266
Cep: 89887-000
Palmitos - SC

Atendimento:

Segunda a sexta:
07h às 11:30h - 13:30h às 17:30h
Sábado:
08h às 12h