COMO ESTÁ SUA DOSAGEM DE FERRO??
Sabe-se que um adulto saudável possui de 40 a 160 microgramas de ferro no sangue. No entanto, há quem acumule o mineral em quantidade superior à necessária, fazendo com que o excesso de ferro se torne um problema. É o caso dos portadores de hemocromatose, uma alteração genética na qual o organismo absorve o ferro em grandes quantidades e não realiza sua eliminação de forma adequada.
Normalmente, os sinais aparecem após os 40 anos. Eles incluem disfunção sexual, dor nas articulações, fraqueza, alterações na coloração da pele, lesão hepática (cirrose), insuficiência cardíaca, diabetes, disfunção na tireóide e câncer de fígado. Segundo a hematologista Audrey Zeinad, os familiares de pessoas com hemocromatose devem ser avaliados, uma vez que grande parte dos pacientes com hemocromatose podem não apresentar sintomas e também por ser uma doença hereditária.
A dosagem do nível de ferritinina, proteína que reflete os estoques de ferro no organismo, é um exame bastante solicitado para avaliações clínicas anuais e está disponível no Laboratório Analisa. O tratamento da hemocromatose, realizado por meio das coletas de sangue periódicas, auxilia na prevenção das complicações e até reverte algumas complicações já instaladas.