Código: AU
Material: soro
Sinônimo: Antígeno Austrália
Volume: 1,0 mL
Método: Eletroquimioluminescência – ECLIA
Volume Lab.: 1,0 mL
Rotina: Diária
Resultado: 24 horas
Temperatura: Refrigerado
Coleta: Jejum recomendado, mas não obrigatório..
Código SUS: 0202030970
Código CBHPM: 4.03.16.11-4
Interpretação:
Hepatite B
Transmissão: compartilhamento de agulhas contaminadas, transfusão sanguínea, transplante de órgãos, relação sexual, uso de materiais não esterilizados (tatuagem, piercing, acupuntura), perinatal.
Período de incubação: 6 a 8 semanas.
O diagnóstico da hepatite B tem-se baseado na detecção dos marcadores sorológicos, que ajuda a determinar a presença de infecção por hepatite viral tipo B pregressa ou em desenvolvimento, o estágio agudo ou crônico da doença, a resposta à terapia e/ou o estado imunológico do paciente.
O diagnóstico de doenças infecciosas não deve basear-se no resultado de único teste, mas deve ser determinado conjuntamente com outros dados clínicos e meios de diagnóstico, bem como em associação com o parecer do médico.
AU – HbsAg, é o primeiro marcador da doença, detectável no soro antes do aparecimento dos sintomas, aparece em altos níveis na fase aguda da doença. Se a doença evoluir para cura, seus níveis diminuem em torno de 6 meses. Na forma crônica da doença, permanece por mais de seis meses.
Após o desaparecimento do Ag HBs, os anticorpos anti-HBs aparecem no soro, embora haja sempre um período de janela imunológica da infecção entre o desaparecimento do Ag HBs e o aparecimento dos anti-HBs (soroconversão).
Referência:
Não reagente:ausência de antígeno
Reagente: presença do antígeno
Consideração:
Em caso de resultado Reagente, a critério clínico, sugere-se realização de exame por Biologia Molecular (HBV – DNA).
Metodologia antiga:Quimioluminescência
ATENÇÃO:Nova metodologia a partir de 08/07/13.